Paróquia

Em 1891, é criada pelo governo da união a Colônia Marques do Erval ( Barra do Ouro). Entre 1892 e 1893 é chegada uma grande leva imigrantes italianos católicos que passaram a receber visitas esporádicas de padres oriundos de Conceição o Arroio e de outros Municípios da serra.

Em 1906, é criado o distrito de marques do Erval, cuja jurisdição abrangia além da atual Barra do Ouro, Maquiné, Morro Alto até o atual Município de Itati. Como o distrito era muito grande, começa um movimento para criar o distrito de Maquiné (então Cachoeira).

Em 1910, é criada uma comissão para erguer uma capela de madeira simples, que além de servir para raramente celebrar missas serviria para encontros de orações e, principalmente para dar a Maquiné, então Cachoeira o aspecto de comunidade organizada, impressionado as autoridades arroienses para criação do distrito, o que ocorreu em 1913, emancipando – se da marques do Erval.

A escolha do padroeiro Santo André Avelino, segundo informações do senhor Luiz Alves da Costa teria sido por sugestão da parteira Maria Alexandre com objetivo de homenagear seu marido falecido João André, a mesma que doou para a capela a imagem de Nossa Senhora do Bom Parto. Outra hipótese é que poderia ter havido influencia do primeiro Pároco de Barra do Ouro, originário da diocese de Avelino na Itália.

A atual paróquia santo André Avelino esteve na condição de capela subordinada à paróquia Nossa Senhora da Piedade até 1940, quando foi instalada a paróquia local, mesmo depois de construída a igreja, o que ocorreu em 1929 com a chegada do Padre Atanásio Orth.

O primeiro festeiro da Festa de santo André Avelino consta como sendo Lindolfo Alves de Almeida, a festa se deu em 08 de dezembro de 1912 na Comunidade da Prainha.