Notícias da paróquia › 18/10/2021

Paróquia Santo André Avelino celebra a festa da padroeira do Brasil

Nesta terça-feira, 12 de outubro, a Paróquia Santo André Avelino de Maquiné, teve sua história marcada por acontecimentos que certamente ficarão marcados por muito tempo. Além da data marcar o dia da Padroeira do Brasil, a Celebração Eucarística da Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida marca a tradicional Festa das Capelinhas na Paróquia, festa esta que ganhou força com o falecido Padre Danilo Ody.

Padre Danilo foi pároco desta paróquia do dia 01/01/1974 a 28/02/1996, sendo sua primeira paróquia como pároco após ter sido ordenado presbítero em 14/07/1973. Sempre demonstrou seu respeito  e zelo pela paróquia, atendendo todas as comunidades com muita dedicação.

E nesta data que marca a Festa das Capelinhas, a qual padre Danilo muito incentivava, marcou o translado e sepultamento de seus restos mortais no Cemitério Santo André Avelino, o qual sempre demonstrou seus cuidados com a organização e administração. Desde o ano passado, por ocasião das comemorações dos 80 anos da paróquia, Padre Ricardo manifestava sua vontade de realizar este translado. Terminou que por causa da pandemia do Covid-19 foi adiado e terminou acontecendo junto a esta data que marca a paróquia.

A Celebração Eucarística teve início as 16h, e foi presidida pelo bispo de nossa Diocese, Dom Jaime Pedro Kohl, o qual pela primeira vez participou e ficou encantado com a grandeza desta festa. Antes da missa, a imagem de Nossa Senhora Aparecida desfilou em carreata da Comunidade Nossa Senhor Aparecida do Ribeirão até a sede da paróquia em cima de um caminhão enfeitado. Foi recebida com muita alegria, mas para evitar a aglomeração, sem o tradicional corredor com as capelinhas de Nossa Senhora, que já estavam, colocadas ao lado do altar pelas zeladora.

Antes da entrada da imagem da padroeira, os irmãos do padre Danilo Ody, entraram trazendo a urna com seus restos mortais e depositaram em frente ao altar.

Demonstrando a união das comunidades, que padre Danilo sempre preconizou, os grupos musicais destas se uniram em coro e somaram suas vozes e instrumentos, tornando a celebração mais bela.

Antes da procissão de entrada, o Senhor Dirceu Boff , a pedido de nosso pároco, fez a leitura de um texto publicado em seu perfil no Facebook, que pode ser conferido clicando aqui: MENSAGEM

A celebração tinha previsão de acontecer no pátio da paróquia, como no ano anterior, mas a instabilidade do tempo e a pancada de chuva uma hora antes, transferiram-na para o interior da igreja, deixando-a lotada, e para respeitar o distanciamento foram colocados bancos na frente da igreja e na parte superior do coro.

Após a celebração eucarística. a Senhor Elza Mansan fez a leitura de uma homenagem ao Padre Danilo, reforçando os agradecimentos ao padre Ricardo pela brilhante ideia do translado de seus restos mortais para esta paróquia.

Em uma grande procissão, a urna foi conduzida até o Cemitério Santo André Avelino, seguido por uma multidão de fiéis que acompanharam o ato com grande alegria e emoção e puderam ver a surpresa preparada para a ocasião, com o descerramento do busto com a imagem do Padre Danilo Ody sobre seu sepulcro.

Fotos Cassiano Bopsin e Diego Pedrotti