Paróquia Santo André Avelino

Diocese
Menu
Paróquia Santo André Avelino
Paróquia Santo André Avelino

Avenida General Osório, 796 - Centro - Maquiné - RS

Notícias da paróquia › 24/12/2019

Paróquia Santo André Avelino realiza Natal Solidário nas Comunidades

No domingo, 22 de dezembro, jovens e tios do grupo do EJC – Encontro de Jovens com Cristo, realizaram a distribuição de doces e presentes nas comunidades da Paróquia Santo André Avelino de Maquiné.

Desde às 06h, reuniram-se para enfeitar o caminhão e carregá-lo com os presentes e doces, arrecadados pelas comunidades, organizando para a distribuição seguindo o roteiro divulgado às comunidades.

Ao final da Missa das 08h, as crianças foram convidadas a dirigirem-se ao caminhão, ao lado do Salão Paroquial, que as aguardavam com o Papai Noel e seus ajudantes. A alegria estampada nos rostos das crianças era o incentivo para jornada do dia que apenas se iniciava.

Em cima do caminhão, o Papai Noel e alguns ajudantes percorreram o caminho, num lindo dia de sol, distribuindo acenos e sorrisos a todos que igualmente retribuíam. Em alguns pontos foi impossível não parar para distribuir doces e presentes, mesmo que o combinado fosse que a distribuição seria somente em frente às comunidades.

Chegando à Comunidade São João Batista, no Mundo Novo, por volta das 10h, as crianças já aguardavam em frente à igreja e fizeram festa com a chegada do Papai Noel. Além de receberem os doces e presentes, escutaram uma pequena reflexão sobre o verdadeiro sentido do Natal. Após, seguiu-se pela Linha do Mundo Novo com destino à Linha Solidão, mas antes uma paradinha para a alegria da comunidade indígena que aguardava às margens da RS 484.

Por volta das 10h30min, chegada à Comunidade Nossa Senhora da Saúde, na Linha Solidão, onde a comunidade aguardava reunida com  um delicioso cachorro-quente ofertado às crianças e aos jovens e tios que participaram do evento. A alegria das crianças continuou sendo o combustível para o ato solidário, em que a recompensa era visível também a quem distribuía os presentes. Ao final uma foto após a mensagem sobre o verdadeiro sentido do Natal.

Chegando à Comunidade Santo Antônio, no Bairro Girassol, próximo ao meio-dia, as crianças esperavam organizadas e ansiosas pelo Papai Noel e fizeram uma grande festa enquanto recebiam seus presentes e doces. Como nas demais ouviram atentamente a mensagem e interagiram com respostas aos questionamentos sobre o verdadeiro espírito do Natal.

Passado do meio-dia, foi realizado uma pausa para o almoço, onde a Comunidade Sagrada Família do Espraiado ofertou um delicioso “Salchipão” com saladas para agilizar o longo dia que se tinha ainda pela frente. Depois em frente à igreja, as crianças foram chegando e recebendo seus presentes e, em seguida escutaram a mensagem e fizeram pose para uma foto com todos os participantes.

Seguiu o caminhão com o Papai Noel e jovens mais o micro-ônibus, cedido pela Prefeitura Municipal de Maquiné, para o evento, até a Comunidade São Paulo, em frente ao Capitel, por volta das 14h, onde aguardou-se pelas crianças e a chegada do Padre Ricardo, que retornava do aniversário do Padre Ceverino em Terra de Areia.

Após a mensagem e foto final, foi a vez da Comunidade São Francisco, em frente a capela na Linha Gonçalves, às 14h30min. Como nas demais a criançada fez a festa com os presentes e receberam a mensagem sobre o verdadeiro espírito natalino com muita alegria e participação.

Subindo em direção ao Canta Galo, a Comunidade São Tiago serviu como descanso ao sol aproveitando a sombra da cobertura do salão onde foram distribuídos os presentes e doces as crianças que vieram participar, já por volta das 15h. Com a chegada das crianças e após a distribuição dos presentes e doces Tia Adriana repassou a mensagem e após a foto, seguiu-se pelo fundo da Prainha e novamente foi impossível não parar pelo caminho para presentear as crianças que aguardaram a passagem do caminhão.

Seguindo o cronograma, às 16h30min, a chegada do Papai Noel na Comunidade Senhor Bom Jesus, na Prainha, foi motivo de grande alegria com diversas crianças aguardando em frente ao salão, ansiosos para receberem seus presentes e doces. Após a mensagem e foto com todos, receberam um lanche especialmente preparado pela comunidade.

Partindo para o encerramento, a caravana do Papai Noel seguiu pela BR 101 até a Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no Ribeirão, passando um pouco das 17h, onde também as crianças aguardavam ansiosas em frente a capela.  Foi uma festa em que a criançada se alegrou muito com os presentes e doces e interagiram de modo especial com a mensagem repassada.

Após foi feita uma pausa para homenagear a jovem Morgana, do grupo EJC, que mesmo no dia de seu aniversário, não deixou de participar, juntamente com a Júlia que fez no dia 20. Momento de descanso e reflexão sobre o quão gratificante estava sendo o dia.

Já próximo das 18h, a Comunidade Santa Teresinha de Morro Alto, aguardava o Papai Noel ao lado da capela e igualmente foi uma alegria a festa da criançada.  Durante todo o dia o casal Bruno e Vanessa, interpretaram a Sagrada Família juntos com seu filho João Miguel, de apenas 3 anos, que encantava a todos com suas saudações de “Feliz Natal” e sua simpatia.

Após a mensagem e foto final, seguiu-se rumo a Comunidade Nossa Senhora do Carmo, no Faxinal, onde o encerramento estava marcado para após a Santa Missa das 19h.

Após a participação na linda celebração especialmente preparada, onde jovens e crianças, interpretaram a anunciação do anjo a Maria e a São José, a visita de Maria a sua prima Santa Isabel e ao nascimento do Menino Jesus, na gruta de Belém, foi dado a bênção final pelo Padre Ricardo e a criançada em grande número se dirigiu ao Salão Paroquial para a distribuição dos presentes e doces e mensagem de Natal.

Ao final desta missão a certeza do quão gratificante foi este dia especial. A recepção em cada comunidade foi combustível para seguir em frente, levando alegria a tantas crianças e elas também retribuindo alegria e recompensando com seus sorrisos. A certeza de que receberam o maior presente ao ver a felicidade e alegria das crianças durante o dia.

“Quando há trabalho em equipe e colaboração, coisas maravilhosas podem ser alcançadas.” (Mattie Stepanek)

“Seja uma pessoa solidária. Pratique o bem e não se surpreenda se assim fores mais feliz” (Reflexão)

Assista o vídeo com a apresentação dos jovens e crianças clicando aqui

Curta também nossa página no Facebook: www.facebook.com/santoandreavelino

Pastoral da Comunicação – PASCOM Santo André Avelino – Maquiné

 

 

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.

Horário de Missas

Igreja Santo André Avelino.

 

Domingos - às 08h.

 

Quartas-feiras - às 19h

 

Sábadosàs 18h.

 

Rádio Maristela


Mensagem do Pároco

Vídeos

Celebrar a História e Celebrar a Vida!

Nossas Comunidades