Notícias da paróquia › 04/09/2023

Paróquia Santo André Avelino realiza o 4º EJC – Encontro de Jovens com Cristo

Nos os dias 01, 02 e 03 de setembro de 2023, a paróquia Santo André Avelino, de Maquiné, realizou o 4º EJC – Encontro de Jovens com Cristo.

Durante estes 3 dias, 41 jovens da paróquia e 14 jovens da paróquia Nossa Senhora do Caravaggio, de Osório, vivenciaram momentos únicos que certamente marcarão suas vidas.
O EJC é um movimento paroquial que foi idealizado pelo Padre Alfonso Pastore, após a idealização do ECC – Encontro de casais com Cristo, sentindo a necessidade de um maior engajamento dos jovens na vida paroquial. No ano de 2021, o EJC completou 50 anos de existência e foi apresentado um documento nacional pela CNBB, visando uma uniformidade nacional na realização do encontro.

A realização deste encontro contou com a participação do padre Nei Nelson de Jesus, que a 25 anos participa do movimento, tendo inclusive convivido com o padre Alfonso Pastore, com o qual conheceu o movimento EJC.
Padre Nei, em conversa com a Coordenação Geral do Encontro e alguns Tios, manifestou sua alegria em ver a empolgação do Padre Ricardo, dos tios e dos jovens durante o encontro. Disse que reencontrou aqui o verdadeiro espírito do EJC com sua simplicidade, espiritualidade, dedicação e alegria que todos demonstravam, independente da função que desempenhavam, ajudando-se e colaborando para o sucesso do encontro. Salientou que levará este espírito para a região centro-oeste e sudeste como exemplo a ser seguido.

O encerramento do encontro foi no domingo, às 18h, com a celebração da Santa Missa, presidida pelo padre Nei Nelson, e contou com a presença dos tios, jovens e familiares que lotaram a igreja e celebraram a eucaristia com muita alegria e oração. Padre Nei destacou à comunidade a sua alegria em ver a igreja lotada e destacou a importância destes jovens para a igreja. Comentou sobre os momentos felizes que teve durante o encontro e de sua admiração pelos jovens que  trabalham desde cedo para ajudar suas famílias, diferente da realidade de sua paróquia em Brasília. Destacou, no entanto, o quanto estes jovens são especiais e o quanto devem ser valorizados por toda a comunidade.

Ao final foi realizado a exposição e Bênção com o Santíssimo percorrendo os corredores e passando próximo a todos.