Notícias da paróquia › 12/11/2023

Paróquia Santo André Avelino festeja seu padroeiro.

Neste dia 10 de novembro, o município de Maquiné/RS festejou o padroeiro do município, Santo André Avelino.

Encerrando as nove novenas preparatórias, a comunidade  Nossa Senhora do Carmo, do Faxinal do Morro Alto, trouxe em procissão motorizada a relíquia e a imagem de Santo André Avelino, para a Celebração Eucarística da Festa do Padroeiro, presidida pelo padre Ricardo, às 19h30min, na igreja Santo André Avelino.

Com o tema: “Celebrando a Santidade de Santo André Avelino: Corações ardentes, pés a caminho”, literalmente a comunidade de Maquiné pôde vivenciar com grande emoção e alegria estes doze dias dedicados a festejar o padroeiro.

Foram nove novenas percorrendo as comunidades de São João Batista no Mundo Novo, Nossa Senhora da Saúde no Solidão, São José na Linha Pinheiro, Senhor Bom Jesus na Prainha, Sagrada Família no Espraiado, Nossa Senhora Aparecida no Ribeirão, São Francisco na Linha Gonçalves, Santa Teresinha no Morro Alto e Nossa Senhora do Carmo na Faxina. Para todos os deslocamentos foi oferecido um ônibus cedido pela prefeitura municipal que conduzia paroquianos das pastorais e movimentos convidados para as celebrações.

Em cada uma das noites, algumas pastorais e movimentos celebravam como convidados especiais. E em todos os deslocamentos entre as comunidades o caminhão com três grandes sinos ía avisando com o badalar dos sinos a chegada da procissão levando o padroeiro e a relíquia de Santo André Avelino. No dia de Santo André Avelino os Jovens do EJC, do Onda e do Rejoc, foram os convidados especiais da celebração.

Ao final da Celebração Eucarística, no dia dedicado ao padroeiro, padre Ricardo deu uma bênção especial e convidou a todos a dirigirem-se ao lado do salão paroquial para participarem de um Show especial com o músico Renan Valim, onde foi preparado duas tendas para abrigar a todos.

Durante o Show, foi realizado um momento de exposição e bênção com o Santíssimo Sacramento, com muita fé e adoração, o que abrilhantou ainda mais a festa. Após algumas músicas e cantos de louvor, os jovens do EJC foram convidados a encerrar a noite assumindo os instrumentos e mostrando um pouco de seus talentos.

A festa foi retomada no domingo com a Santa Missa às 10h30min, após as comunidades trazerem em procissão motorizada as imagens dos padroeiros das comunidades junto a imagem de Santo André Avelino acompanhados do caminhão com os sinos.

A celebração lotou a igreja especialmente pela expressiva participação das comunidades. Após a bênção final, padre Ricardo convidou a todos a seguirem a bandinha em direção ao salão paroquial onde foi servido um delicioso almoço. À tarde a festa seguiu com uma animada reunião dançante e onde realizado o sorteio da Ação Entre Amigos.

Mais fotos das novenas em, clique aqui. Fotos do dia do padroeiro e do almoço, clique aqui.

Curta, compartilhe e siga-nos no Facebook, no canal do Youtube e no Instagram.