Notícias da paróquia › 29/09/2021

Paróquia Santo André Avelino de Maquiné faz homenagem póstuma a Pe Danilo.

Conheça um pouco de sua história….

Danilo Ody nasceu no dia 09/02/1940 em Hamburgo Velho, Novo Hamburgo. Era filho de Alberto José Ody e Luiza Ody. Sua família composta de oito irmãos, sendo Danilo o mais velho. Maria, Aloisio, Balduino, Madalena, Marisa, Lurdes e Cláudio.
Seu chamado vocacional se deu em uma missa na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, sua paróquia de origem. No primeiro momento, ele pensou que não fosse nada, mas com o passar do tempo sentiu este chamado com mais intensidade, ele então começa a se questionar porque Deus o havia chamado e não ao seu irmão mais novo, já que ele trabalhava na fabrica de calçados e precisava ajudar no sustento da sua família.
Depois do discernimento, ele procurou seu pároco, comunicou seus pais, e Danilo com aproximadamente 22 anos, uma vocação tardia, ingressa no seminário de Gravataí.

Padre Danilo Ody foi ordenado Presbítero pelo Cardeal Dom Vicente Scherer, aos 33 anos de idade, no dia 14/07/1973, na Paróquia Nossa Senhora da Piedade de Hamburgo Velho.
Padre Danilo assume a sua primeira paróquia, a Paróquia Santo André Avelino de Maquiné, no dia 05/01/1974 permanecendo até o dia 28/02/1996.
Tinha grande amor por Nossa Senhora, tanto que organizou as capelinhas dividindo-as em setores, demonstrando o seu amor e fé em Maria. Trouxe vários encontros como: cursilho, lareira, grupo de jovens, encontro de família, encontro paroquial, coroinhas que carinhosamente eram chamados por ele de “Chiquinho”. Queria desenvolver o espírito religioso em cada um, ver a fé crescer.
Valorizava as famílias abençoando todas as casas da paróquia, uma vez ao ano, sem distinção de religião, todos o recebiam. Sua única preocupação era em salvar as almas
Teve apoio das lideranças que o acompanhavam, organizou com grande zelo o Cemitério Católico Santo André Avelino.
No ano de 1992, ocorreu a chamada Nova Evangelização. Este projeto tinha como objetivo evangelizar as pessoas, o curso envolveu toda a área litorânea, com seis a oito representantes por paróquia. E Padre Danilo juntamente com algumas lideranças abraçou esta causa, a partir daí, houve uma grande mudança na Evangelização. Foram promovidos vários trabalhos em todas as paróquias da região, e o primeiro curso foi realizado na Paróquia Santo André Avelino, em Maquiné no dia 11 de julho de 1992.
Padre Danilo era uma pessoa responsável, e tinha muito respeito com a igreja. Procurava deixar tudo certo, como por exemplo as taxas de dizimo, cemitério, dentre outros pagamentos. Ele é tido como referência até os dias atuais.
Padre Danilo buscava a perfeição. Nas celebrações sempre bem preparadas, a liturgia era especial, para agradar ao povo e, principalmente, a Deus. Ele levava seu sacerdócio com muita responsabilidade.
A sua despedida da paróquia foi na missa do domingo às 8h. Nessa missa, tomou posse o novo pároco. Relatos dos paroquianos são de que sua despedida foi muito triste. Por parte da comunidade já havia sido feito abaixo assinado para que ele ficasse, pois Pe. Danilo também manifestava que não era de sua vontade ir embora.
Durante esses 22 anos e 22 dias a frente da Paróquia Santo André Avelino, realizou 937 casamentos e 2.473 batizados.
Padre Danilo saiu de Maquiné para assumir a Paróquia São João Batista, na cidade de Brochier. Na segunda feira, depois de sua chegada, Pe. Danilo começou a sentir mal, procurou um Médico, após uma série de exames, descobriu que estava com câncer na próstata.
Do dia em que saiu de Maquiné, até o dia de sua morte, se passaram 1 ano e oito meses, nesse período Padre Danilo foi operado, passou um tempo no lar sacerdotal em Gravataí para recuperação e também atendeu a sua paróquia em Brochier, comemorando em julho de 1997 os seus 24 anos de Sacerdócio, ocasião em que muitos paroquianos daqui estiveram presentes.
Padre Danilo Ody faleceu no dia 05/10/1997, o velório foi na Igreja Nossa Senhora da Piedade, Novo Hamburgo, no dia 6 de outubro às 16h, após missa de corpo presente ocorreu o seu sepultamento.
Em 13/09/2020, quando a Paróquia Santo André Avelino completou seus oitenta anos de existência, para este momento, revendo algumas anotações do livro tombo, percebendo o quanto Pe Danilo amava esta paróquia, Pe. Ricardo Justin Jacoby, atual pároco, decide juntamente com alguns paroquianos, fazer uma visita ao cemitério onde ele está sepultado.
Convidou a família do Padre Danilo para este momento de oração, e então surge à ideia de transladar os restos mortais dele para o Cemitério Católico Santo André Avelino, devido ao zelo e amor que Padre Danilo demonstrou por esta paróquia, o translado será feito no dia 12 de outubro, com a presença dos seus familiares, após a tradicional missa da festa das capelinhas.

Pastoral da Comunicação Paróquia Santo André Avelino

Colaboração: Analdo Jonas da Rosa